quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RESENHA LIVRO | O TERCEIRO TRAVESSEIRO

Uma linda história de amor. É assim que começo a descrever a sensação de ter lido esse livro, como todos livros que tem sempre seus altos e baixos, partes interessantes ou não, Nelson Luiz conseguiu com - O Terceiro Travesseiro - me passar a emoção de viver um amor que sofre com tantas barreiras e hipocrisia da sociedade.

O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho, conta a história de dois amigos que se apaixonam e têm que lutar contra os familiares, lidar com os preconceitos e os grandes problemas que a relação trás, para complicar mais, uma mulher entra em suas vidas e transforma ainda mais essa relação conturbada. 
O ponto alto do livro é a luta de Marcus por seu grande amor  Renato, deixando muitas vezes até seu orgulho de lado. 
Outro detalhe que chama a atenção no livro é a aceitação "fácil" das famílias dos garotos, tanto da homossexualidade de seus filhos, como do relacionamento a três que engatam no final do livro. Eles até conseguem um apartamento para eles com a ajuda dos pais. O autor passa a impressão que o processo de aceitação familiar é relativamente fácil, quando a realidade é outra. Suas famílias são de classe média e com uma ótima educação, pelo que transparece no livro. Muito diferente da grande maioria das famílias no Brasil, onde ainda impera o ranço religioso sobre sexualidades diferentes e mesmo as pessoas "esclarecidas" ainda acham homossexualidade um tabu e quando não acham, o preferem longe de sua família, de qualquer forma. Outra coisa explorada no livro é a religião, quando a mãe de Marcus pede que um padre converse com ele para que ele deixe de gostar de Renato. Hilário o diálogo. Não sei se é porque foi extremamente mal escrito, ou porque realmente é hilário, ou se foi proposital.

A história é interessante, tem passagens muito importantes e válidas na discussão sobre a homossexualidade e a sociedade. O grande motivo de que eu não avaliar este livro com pontuação máxima, se detém ao fato de julgar muitas partes como "desnecessárias" entendo que com suas partes sobre o sexo o autor teve intenção de ousar e de explicar detalhadamente o comportamento adolescente neste quesito, com todas suas descobertas e atitudes que um sexo juvenil tem direito, porém quando a história se volta para somente este assunto, passa a ser um livro erótico e perde a essência do amor incondicional que o livro quer passar.
Mesmo assim é um livro válido, engajado e que tem certas sacadas muito interessantes e certas situações muito bem boladas. 

Mas enfim, eu li e não me arrependi, admito que não leria de novo, mas também não é um livro que odiei. Só acho que se alguém pretende ler, espere algo bem resumido em "hormônios a flor da pele" e sempre destinados a sexo.

[ Malu ] 

4 comentários:

  1. Fantástico o jeito que o livro foi escrito, sem se preocupar, com coisas que escritores ficam preocupados, ele escreveu o que ouviu de Marcos, e isso foi fantástico, e a maior injustiça do mundo é um final assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final??? Posso ser sincera? Odiei!!!
      Sério que tipo de final foi aquele? Mas mesmo assim a história foi agradável .

      Excluir
  2. "O 3º Travesseiro" é uma história para quem já está livre das amarras sociais que nossa época impõe. Trata-se de um misto de amor, loucura, traição, erros e acertos, que de certa forma acabam dando uma ar de tragédia à história. Um drama bem contado, ainda que em alguns momentos seja difícil a ambientação na história devido à falta de detalhes. Não possui a mesma riqueza de Dan Brown, mas atende às expectativas. Vale lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o maior problema que senti ao começar a ler a história "a falta de detalhes", sabe aquele momento em que nossa imaginação viaja entre as letras que são contadas tão docemente sobre o lugar? Pois é não senti isso nele, o livro é muito resumido.

      Excluir

Ei! não fique apenas lendo e participe também!! Adoraria saber o que você pensa a respeito do que você leu! Críticas e sugestões serão sempre bem vindas e, sinta-se a vontade para mandar perguntas e/ou sugestões. Puxe uma cadeira e saboreie esse delicioso café com yaoi!